segunda-feira, 27 de abril de 2009

A importância de brincar


Muitos conhecem a expressão “é errando que se aprende”, mas ela também poderia ser conhecida como “é brincando que se aprende”.
Atualmente muitos pais se preocupam em promover para os filhos uma aprendizagem precoce, em estimular a criança com diversas atividades durante seu dia e muitas vezes, antes mesmo do nascimento dos filhos, os pais já possuem um arsenal de brinquedos educativos, CD’s e DVD’s para apresentar à criança.
Esse comportamento que muitos pais apresentam hoje em dia é interessante, mostra que eles estão mais atentos e preocupados com o desenvolvimento de seus filhos. No entanto, é preciso muita calma neste processo de estimulação, a criança também tem seu próprio tempo de aprender e normalmente isso acontece através das brincadeiras.
Um recém-nascido já tem a capacidade de brincar, seu primeiro brinquedo são as próprias mãos. A criança tem a capacidade de brincar com tudo, ela se interessa em conhecer o que a rodeia e como as coisas funcionam, fazendo isso com suas brincadeiras, normalmente é por isso que elas desmontam o que está ao seu alcance, para descobrir o que há por de traz de cada coisa, esse comportamento não é propositalmente destrutivo e sim curioso.
A brincadeira estimula o raciocínio, a criança começa a perceber como o mundo funciona e começa a relacionar as informações já aprendidas com outras coisas semelhantes.
Os pais ao participarem destas descobertas da criança, tendem a demonstrar uma grande expectativa e procuram estimulá-los cada vez mais para que os filhos tenham um desempenho maravilhoso, nenhum problema até então, contanto que os pais não transformem a rotina de aprendizagem natural, em estressante. Além disso, se faz necessário mais um cuidado, que os pais respeitem o limite e a liberdade da criança, “qualquer conhecimento que fica a serviço de um controle, que artificializa, é ruim”, “a necessidade que muitos pais sentem de dirigir o brincar de seus filhos pode implicar um desejo inconsciente de controle”(Sílvia Pinheiro Machado - psicóloga).
A brincadeira é uma importante ferramenta para a criança desenvolver suas habilidades físicas e exercitar o desenvolvimento motor, além de ser um dos modos que ela possui para elaborar os conflitos emocionais.
No comportamento da própria criança é possível perceber como ela quer brincar, o que normalmente mostra a necessidade dela naquele momento, o único trabalho dos pais neste caso, é se permitir tempo e disposição para aceitar o convite.
Boas brincadeiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário