sexta-feira, 17 de abril de 2009

A importância das regras e dos limites para a educação dos filhos (Parte III)



Este último artigo traz importantes pontos para a reflexão do comportamento dos pais, promovendo a auto avaliação sobre como está ocorrendo o relacionamento com seus filhos.
É preciso avaliar se não está ocorrendo um exagero na supervisão dos filhos: ligações insistentes para saber onde o filho está; ouvir suas conversas em extensões; ler diários; repetir muitas e muitas vezes para que o quarto seja arrumado, para que a tarefa seja feita; estes são exemplos que demonstram o quanto está falho o processo de educação realizado pelos pais. Além disso os filhos se sentem vigiados e pressionados ao invés de se sentirem amados.
Relembrando a primeira parte desta série de artigos, neste processo de mudança é importante saber colocar as regras de forma clara e coerente e em um número razoável para que possa ser seguida por pais e filhos.
Demonstrar interesse é estar disponível para ouvir o que os filhos tem a falar e não apenas enchê-los de perguntas sobre como foi o dia, a aula, a festa... Este tipo de comportamento pode ser substituído por um acompanhamento positivo, onde os pais devem mostrar real interesse pela atividades de seus filhos.
Algo que também é válido neste processo é elogiar os filhos sempre em público e repreender sempre em particular, assim são evitados constrangimentos que prejudicam na reflexão e arrependimento sobre o comportamento indesejado. Elogiar significa demonstrar ao filho que ele é amado e importante.
É importantíssimo que os pais não ajam com negligência, que é caracterizada pela desatenção, ausência, descaso, omissão ou, simplesmente pela falta de amor. Este é um dos maiores motivos pelo desencadeamento de comportamentos anti-sociais nas crianças, que se tornam muitas vezes adolescentes e adultos infratores, usuários de álcool e drogas. A negligência ocorre muitas vezes de forma sutil, onde não há diálogo ou tempo para perceber as necessidades dos filhos, onde falta vínculo afetivo positivo.
Quando educamos, passamos valores morais, assim também é importante saber lidar com os erros, aprender com eles, por isso é importante refletir, criar consciência própria sobre o que tirar de lição. É deste modo que pais e filhos terão comportamentos melhores, se tornarão pessoas melhores.
Os filhos aprendem pelos modelos que vêem em seus pais, aí está a importância de colocar em prática conceitos de negociação, tolerância, carinho, respeito, amor, valores morais entre tantos outros que se quer deixar de herança para as próximas gerações.
Segundo Gomide, conversar significa falar e ouvir, significa compartilhar sentimentos e idéias. A essência está em construir sobre o argumento do outro e não em destruí-lo.
É desta forma que encerro esta série de artigos. Espero tenha sido útil para tirar dúvidas e ajudar a promover uma educação mais saudável!

Referência: Pais presentes, pais ausentes: Regras e limites. Paula Inez Cunha Gomide

Nenhum comentário:

Postar um comentário