quarta-feira, 22 de abril de 2009

CASAMENTO: COMO SE UNIR A OUTRA PESSOA SEM FAZER DA SUA CASA UM CAMPO DE BATALHA



Viver com outra pessoa num mesmo espaço não é fácil, mas é maravilhoso.
Após ouvir muitas vezes sobre as dificuldades de relacionamento entre homens e mulheres que dividem uma casa, pensei em escrever sobre este assunto, quem sabe algumas famílias consigam viver com mais harmonia.
Para que qualquer passo, em relação à vivência a dois, seja dado de forma correta é preciso entender que não existem certos ou errados, nem culpados, e sim formas diferentes de ver o mundo. Estas formas são tão diferentes que sempre existem livros, reportagens, estudos ou piadas sobre o assunto.
Mulheres buscam relacionamento e cooperação, são ligadas aos sentimentos e as emoções. Diferente dos homens, que são mais competitivos e por isso, menos cooperativos e possuem uma visão mais focada no trabalho, no sustento da esposa, da família, da casa e dos filhos.
Elas precisam que os homens demonstrem carinho, atenção, amor, diálogo. Eles precisam ser reconhecidos como provedores, como bem-sucedidos. Se a mulher não recebe isto do homem, ela se sente infeliz, se sentindo infeliz, o homem entende que ele não é suficiente para ela, ou que ela nunca está satisfeita com o que ele tem a oferecer. Da mesma forma acontece se o homem não recebe o reforço necessário da mulher, ele se sente fracassado e não consegue demonstrar carinho. Assim cria-se um ciclo de decepções entre eles ao invés de aproximação.
Culturalmente demonstrar emoções é demonstrar fraqueza, por isso homens tendem a escondê-las e não entendem que mulheres não são fracas apenas por demonstrarem seus sentimentos.
As mulheres querem carinho e escuta e não percebem que também precisam nutrir o ego de seus companheiros. Assim, homens acabam achando que as mulheres são sensíveis demais, organizadas demais, falam demais ou preocupadas demais e as mulheres vendo os homens como indiferentes, insensíveis, desorganizados ou incompreensivos. A partir daí começam as discussões, prejudicando qualquer convívio.
Enquanto não houver a capacidade de mudar o foco de si mesmo e prestar mais atenção no companheiro(a), uma convivência tranqüila, harmônica e feliz, se torna impraticável. É importantíssimo que haja equilíbrio, e concessões nos relacionamentos. Ninguém precisa discutir para ter razão ou estar certo, na verdade precisa sim se preocupar com o bem estar do relacionamento com a felicidade de ambos. Para isso nada melhor do que o diálogo e ceder nos momentos corretos, tentar manter uma situação apenas por orgulho, com certeza não ajudará a conquistar a sonhada convivência harmoniosa. O mais importante é perceber que um casal não deve estar junto para competir e sim para somar. Paciência, respeito, colaboração e compreensão são peças fundamentais para o sucesso de um relacionamento.

3 comentários:

  1. Hi, it's a very great blog.
    I could tell how much efforts you've taken on it.
    Keep doing!

    ResponderExcluir
  2. Thank's. I fell happy because I can help anyone. I'll keep doing.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine, tudo bem? Parabens pelo blog, gostei da matéria casamento, legal...
    Abraço.
    Pe Juarez.

    ResponderExcluir