sexta-feira, 17 de abril de 2009

O QUE FAZER COM A CRISE



Estamos num momento em que a palavra mais vista, ouvida e falada é: CRISE!
Vamos entender o que significa a palavra crise, oriunda do latim, o termo crise tem a mesma equivalência da palavra vento. Indica, assim, um estágio de alternância, no qual uma vez transcorrido diferencia-se do que costumava ser. Não existe possibilidade de retorno aos antigos padrões.
Entendendo isto podemos nos perguntar se o que realmente está em crise no mundo, é apenas a economia? Se pensarmos um pouquinho no nosso dia-a-dia, veremos que a crise nos cerca a todo momento, são crises de todos os tipos, tamanhos e formas.
A crise se caracteriza principalmente por quebrar a estabilidade, retirar a zona de conforto onde estamos aninhados. São crises ecológicas, sociais, éticas, morais, familiares, políticas, econômicas e também pessoais.
Todos nós passamos por crises, são momentos em nossas vidas onde temos a oportunidade de repensar, mudar, tomar decisões e crescer.
A evolução favorável de uma crise, conduz a um crescimento, à criação de novos equilíbrios, ao reforço da pessoa e da sua capacidade de reação a situações menos agradáveis.
Com a crise aprendemos! Criamos! Vivemos!
A crise também nos deixa mais vulneráveis, assim ela só não será benéfica, se nosso posicionamento diante dela for negligente, se agirmos em função do estresse e não fizermos esforço para nossa adaptação às novas possibilidades. A crise nos abaterá se nos fizermos vítimas e transformamos nossa dificuldade em dor e culpa.
O que faz a diferença são as nossas atitudes diante dos problemas, nós escolhemos a saída.
Como li um dia desses, “são nos vales que nascem as árvores”, aproveite suas oportunidades para fazer nascer em você o melhor!


“Contratempos são como facas, que nos servem ou nos cortam, conforme as pegamos pelo cabo ou pela lâmina.” James Russel Lowell

Nenhum comentário:

Postar um comentário