segunda-feira, 4 de maio de 2009

O uso da internet por crianças e adolescentes




O uso excessivo da internet por crianças e adolescentes tem sido um problema comum nas famílias e muitas vezes os pais não sabem como lidar com este fenômeno da atualidade. Algumas ações podem ser muito úteis para evitar que os filhos caiam em armadilhas eletrônicas ou virtuais e que podem trazer efeitos na vida real. Aqui vão algumas dicas:

- Acompanhamento da rotina dos filhos: Saber com quem ele conversa, o que ele faz, a que horas e a veracidade destas informações.
- Orientação: Mostrar os perigos e conseqüências do uso indevido da internet. Explicar que muitas informações que são divulgadas na internet não são reais. Que existem muitas armadilhas comerciais, como venda de acessórios exclusivos em programas de bate papo (exemplo: Hotel Habbo, Lively). Outro perigo, é que não existe um modo eficiente de garantir a identidade de quem está “do outro lado”, desta forma crianças e adolescentes se tornam “prezas” fáceis para pessoas mal intencionadas.
- Educação/Estabelecimento de limites: É preciso que as crianças ou adolescentes tenham limites. As regras devem ser criadas para permitir um relacionamento adequado entre os membros da família, respeitoso em relação aos valores e hábitos daqueles que convivem em um determinado lugar.
Deve-se buscar o estabelecimento de poucas regras, que realmente possam ser cumpridas. É importante o comportamento coordenado dos pais, se houver a desautorização, o trabalho foi jogado fora. O estabelecimento de limites é essencial para que os pais possam proteger seus filhos.
- Valores morais: A internet, muitas vezes, denigre, anula os valores morais, é preciso passar esses valores as crianças e adolescente, o mundo não é o lugar onde se pode tudo. Seres humanos são dotados de sentimentos, inteligência, humor, corpo. Tudo isso deve ser respeitado por ele mesmo e pelos outros. Mas as crianças só aprenderão esses valores a partir da família e da educação.
- Relacionamento interpessoal: Este é mais um fator importante para o desenvolvimento dos filhos: as amizades, os relacionamentos reais, as brincadeiras infantis. É a partir destes relacionamentos que as crianças aprendem a respeitar o espaço das outras pessoas.
Durante o uso da internet você não tem a certeza em todos os momentos de com quem está falando, se você está agradando ou não, além de perder a interação social real. Torna-se uma conversa impessoal. Claro que com suas exceções, por exemplo quando há alguém distante parente, amigo e que esta é a única forma de diálogo possível.
- Novo falso modelo de educação: Atualmente, pela nova configuração familiar, podemos explicar, mas de modo nenhum aceitar o que ocorre. Não é difícil ver pais que ao verem seus filhos atrás do monitor, digam: _Olhe que comportado, como está quietinho.... Não dá trabalho... etc.
No entanto o que será que está se passando naquele momento? Quem são as companhias virtuais de seus filhos? Que tipo de material eles estão vendo? É preciso saber o que acontece pela rede mundial de computadores e quais são as ameaças que rodeiam seus filhos.
Estar sempre acompanhando a rotina dos filhos e os conteúdos acessados por eles, ajudará muito a perceber quando algo indesejado estiver acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário